Bactérias do bem regulam intestino e aliviam estresse

Elas promovem a regeneração da flora intestinal após o uso de antibióticos, inflamatórios e corticóides

Exclusivo Portal

Você sabia que cada milímetro de um intestino saudável dever ter em média 10 bilhões de microorganismos vivendo nele para funcionar corretamente? A essa comunidade de bactérias do bem damos o nome de flora intestinal.

Responsável por auxiliar na digestão e absorção das vitaminas dos alimentos, uma flora estável ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ou seja, aumenta a defesa do nosso organismo. Sem ela não sobreviveríamos à ingestão de diversos tipos de bactérias consideradas maléficas, como a conhecida salmonela, por exemplo.

Porém, alguns fatores como ingestão exagerada de comida e bebida (principalmente alcoólica), medicamentos, estresse, tabagismo, mudanças de clima e idade, entre outros, podem reduzir a produção de bactérias benignas. O que deixa nosso corpo mais vulnerável a doenças causadas dor vírus e bactérias nocivas.

O bom é que há diversas formas para repor esses microorganismos de defesa. Uma opção é a ingestão de probióticos. Considerados alimentos funcionais, podem ser encontrados em produtos, como sucos de frutas, suplementos em pó e em preparações lácteas. “Eles favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis”, esclarece a nutricionista Dra. Élcita Gondim.

O estudante de Teatro curitibano, André M. Ribeiro precisou recorrer aos probióticos para regular a flora intestinal. “Fiz muito uso de antibióticos e minha flora intestinal ficou comprometida desencadeando uma intolerância à Lactose”, explica ele, acrescentando que sofria com os odores e os gases. “Além disso, me restringia muito na alimentação por saber que iria passar mal depois. Era constrangedor, fugia dos amigos ou os amigos fugiam de mim.”

Por indicação de colegas André passou a usar um kit de produtos naturais para regeneração da flora intestinal, que continha um probiótico, com cinto tipo de lactobacilos vivos, chamado Lacto Five. “Na primeira semana já consegui sentir diferença no meu intestino, não tive mais dores abdominais, nem gases em exagero como antes. Com relação à lactose senti diferença, me ajudou também.

 

Mau humor e estresse

O problema de intestino, especialmente o de constipação, quando a pessoa fica dias sem evacuar, também é um dos principais vilões do estresse e do mau humor. Quando o nosso intestino está cheio de fezes ficamos irritados ou literalmente “enfezados”. Isso traz desconforto abdominal e muito estresse por ficarmos muitos dias sem ir ao banheiro. “Mas, quando ele volta a funcionar regularmente esses problemas desaparecem”, esclarece Dra. Élcita Gondim.

+ Saiba mais

Nossa Fanpage

Newsletter

    Artigos Relacionados