Alimentos funcionais

Saiba como os carboidratos podem ser aliados da sua dieta

Esses nutrientes são importantes fontes de energia e regulam o metabolismo proteico

Exclusivo Portal

O consumo em excesso de açúcar faz com que muitas pessoas acreditem que os carboidratos são vilões de uma boa alimentação e de objetivos ligados à hipertrofia muscular e perda de peso. Mas, na verdade, eles podem ser grandes aliados de uma dieta balanceada.

Para entender melhor o motivo pelo qual esses compostos orgânicos são essenciais para o organismo, é importante saber como eles atuam no corpo de cada indivíduo. Os carboidratos são formados por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. As principais funções são o fornecimento de energia para o organismo e a regulação do metabolismo proteico, impedindo que as proteínas tenham que assumir a produção de energia.

Os carboidratos são responsáveis por liberar uma fonte de energia muito importante para o corpo: os açúcares. Mas calma, o açúcar não é só aquilo que você coloca para adoçar o café. É uma substância fundamental que se converte em energia metabólica no organismo.

Existem, basicamente, dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os primeiros se enquadram na categoria de rápida digestão. Devem ser consumidos de forma moderada pelos diabéticos, porque aumentam o nível de glicose no sangue. Eles também podem não ser bons aliados se você deseja perder gordura.

Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements, que comercializa o conhecido Waxy Maize, explica que, quanto mais rápido um alimento fonte de carboidratos for digerido, mais rápido as moléculas de glicose na corrente sanguínea serão disponibilizadas. Esse processo pode transformar os carboidratos em vilões, pois, nessas condições, há maior probabilidade desse nutriente ser transformado em gordura.

Como consequência da velocidade de entrada da glicose, o pâncreas irá secretar grande quantidade de insulina – hormônio anabólico, responsável entre outros aspectos pelo transporte de nutrientes para a célula muscular. “Por isso, quando houver excesso de glicose e de insulina provavelmente haverá conversão dos nutrientes em gordura”, afirma Diogo.

Os carboidratos de lenta digestão, por sua vez, fazem com que a glicose seja disponibilizada para tecidos e órgãos de forma gradativa. Por esse motivo, esses nutrientes se transformam em grandes aliados de uma boa alimentação, independentemente da idade e do objetivo que se tenha com o físico.