Atividade Física

Yoga Aquecido? Isso mesmo

Conheça as modalidades de Yoga que queimam calorias, desintoxicam, tonificam e energizam seu corpo e sua mente

A prática do Yoga é milenar, e mesmo quem nunca praticou tem uma ideia do que é. Nele, as pessoas buscam um lugar onde se sentem tranquilas, melhoram a saúde, a força e o bem-estar. Através do alongamento e fortalecimento, quando barreiras são quebradas, elas vão ao encontro da estabilidade e do equilíbrio emocional. Também através do Yoga, o praticante aprende a lidar melhor com os seus desafios, o que reflete até mesmo nas escolhas em sua vida. E o melhor, as ferramentas necessárias para essa prática estão disponíveis dentro de cada um de nós.

O que muita gente desconhece é que o Yoga é um conjunto de técnicas e práticas que desenvolvem tanto o nível físico quanto o mental. Existem várias modalidades das tradicionais como o Hatha Yoga e o Vinyasa, as mais modernas como o Power Yoga e o Hot Yoga. O Hatha é o mais praticado e deu origem as outras variações, trabalha com inúmeras posturas e exercícios respiratórios, que juntos buscam o equilíbrio entre força e estabilidade. O Yoga tem uma ação terapêutica poderosa: alinha o corpo, melhora a postura, a flexibilidade, concentração, relaxamento e o vigor físico, mental e emocional. Pode ser praticado em todas as idades, porque respeita as limitações de cada indivíduo.

O Power Yoga é uma dessas variações – absorveu um estilo ocidental, uma prática intensa, fluída e dinâmica de movimentos com respiração, com as mesmas posturas do Yoga tradicional, conhecidas com asanas.

Agora some a tudo isso o calor – este é o Hot Yoga, que veio para recriar o clima quente da Índia, o berço da modalidade. “Além de todos os benefícios, ainda é possível queimar até 900 calorias por aula, perder peso e tonificar”, destaca a professora e responsável do Espaço Aloha, Ivi Serta, que fez sua formação em Yoga no Havaí. A professora, que também é formada em Psicologia, conta que morou na Califórnia, onde conheceu o Hot Yoga em 2008 e se apaixonou. “A temperatura elevada, de até 40 graus, tem o objetivo de desintoxicar o corpo através do suor, permite um aumento na flexibilidade e ajuda a prevenir lesões. A alta temperatura combinada com as posturas significa que você irá suar muito, eliminar toxinas, queimar calorias, melhorar a circulação, aumentar o foco e a concentração”, explica Ivi.

Prática monótona, nem pensar

“Muita gente que não pratica acha que é estritamente monótono e lento, está redondamente enganado. Nós queremos desmistificar o Yoga, mostrar que é uma atividade simples, ao alcance de qualquer pessoa, com o objetivo de tornar a mente mais focada consciente e poderosa”, relata Ivi. Ela nos explica que realiza três modalidades no espaço: o Hatha Vinyasa, o Power e o Hot; e que todos os praticantes encontram melhora, pois diminuem o estresse e revigoram as energias.

“Iniciei o Hot Yoga em fevereiro, e a prática só me trouxe benefícios. Além de aliviar meu ciático e as dores que sentia nos pés, eu reduzi medidas e estou com a musculatura mais forte. Sinto muito mais disposição para as atividades diárias e voltei até a fazer caminhadas sem ter mais problemas com os joelhos”, revela a promotora de eventos Marli Bandeira, de 43 anos.

Em Curitiba, o Espaço Aloha é um dos precursores com aulas aquecidas, já atua há três anos e tem um sistema de aquecimento infravermelho que traz ainda mais benefícios, além de oferecer as modalidades sem aquecimento. “Temos a missão de ajudar cada pessoa através da melhora da saúde, para isso criamos um local apropriado para relaxar, respirar e se energizar para a vida. Cada um vem com um objetivo, tonificar, eliminar dores, emagrecer ou diminuir a ansiedade”, destaca Ivi.

A empresária Aline Machado Sigolo, 36, descobriu o Yoga no fim da gestação e ficou encantada. “Quando voltei, optei pelo Hot Yoga”, salienta. Segundo ela, a sala aquecida favorece muito a prática. “Sinto que o alongamento é mais profundo, pois os músculos estão mais aquecidos e relaxados. Além de sair com a sensação de missão cumprida por ter praticado uma atividade completa”, acrescenta.

+ Saiba mais