Bem Estar

Rolfing: seu corpo sem dor

Terapia desenvolvida nos Estados Unidos promove o fim das dores musculares e do estresse

rolfing-seu-corpo-sem-dor+centro-de-tratamento-de-osteopatia-e-rolfing

Maus hábitos posturais decorrentes de padrões de movimento ou de traumas físicos e psicológicos podem nos impedir de estar bem alinhados em relação à força da gravidade. Essa desorganização é responsável por tensões crônicas e desconforto físico e emocional que afetam nossa qualidade de vida e bem-estar. Muitas vezes, nos damos conta desse desequilíbrio e, à custa de muito esforço, tentamos endireitar o corpo, experimentando novas posturas para aliviar a dor durante nossas atividades em casa ou no trabalho. É aí que o rolfing pode ajudar.

A atriz paranaense Helena Louro, de 32 anos, leva uma vida agitada e viaja muito. Por isso, sofria de fortes dores na coluna desde a adolescência e precisou se submeter a diversos tratamentos na tentativa de amenizar o problema. “Fiz RPG, pilates e osteopatia para tentar resolver a escoliose, cifose e hiperlordose que me causavam fortes dores musculares. Por indicação da minha irmã, que é fisioterapeuta e osteopata, conheci o rolfing e em um mês de terapia parei de sofrer. O método é tão efetivo que, além da coluna, melhorou minha respiração e minha digestão”, conta ela.

Rolfing é um método de trabalho corporal baseado na integração estrutural do corpo, desenvolvido na década de 50 pela Dra. Ida Pauline Rolf, do Instituto Rockfeller de Nova York. A função primária do rolfing é facilitar uma relação positiva entre a gravidade e o nosso corpo, uma vez que estamos constantemente sob essa pressão. “Rolfing não é uma atividade física, tampouco uma massagem; é um tratamento, um processo de reeducação do corpo que possibilita à pessoa descobrir modos mais eficientes de realizar suas atividades físicas, sejam esportivas ou do cotidiano, como sentar ou caminhar”, explica a rolfista Maria das Graças Vilas Boas, certificada pelo Rolf Institute dos Estados Unidos e que possui outras especializações no exterior.

 

Percepção corporal

A pessoa que faz rolfing obtém amplitude de movimentos e a sensação de ter um corpo livre de restrições. “A liberação vai acontecendo pelos segmentos articulares do corpo, ponto a ponto, através da manipulação dos tecidos miofasciais (conjuntivos) e pela reeducação do movimento desde a planta do pé até a mandíbula”, completa a especialista. Também faz o reposicionamento muscular através da liberação da fáscia, que é o órgão sustentador do corpo, responsável por 80% do movimento mecânico do músculo. Em síntese, rolfing é um método de integração das estruturas humanas, que permite à pessoa ampliar a percepção de si e mover-se de maneira mais natural, econômica e eficiente.

“Depois de dois acidentes traumáticos, passei a sentir dores no pescoço e na lombar que só foram amenizadas com o rolfing”, afirma o piloto de helicóptero Marcelo Borges de Macedo, de 38 anos, que trabalha para uma empresa petrolífera. De acordo com ele, outras terapias não tiveram a mesma eficiência. “Já fiz 11 sessões e senti uma estabilidade na lesão, ou seja, as crises de dor diminuíram muito”, acrescenta.

A mesma situação foi constatada pelo médico veterinário Júlio César da Silva, de 52 anos, que pratica natação e vinha sentindo muitas dores no pescoço e no ombro. “Além da dor, um dos meus ombros era mais para frente que o outro e eu andava torto”, conta Júlio, que já tinha feito fisioterapia para tratar do problema. “Soube do rolfing pelo meu fisioterapeuta; em 10 sessões fui colocado no eixo e não sinto mais dor, o que significa mais qualidade de vida”, salienta.

+ Saiba mais