Beleza e Estética

Revitalizar é possível

Dermatologia oferece tratamentos para homens e mulheres que querem permanecer jovens

revitalizar-e-possivel+deborah-torre

Mesmo com os avanços da ciência, a eterna juventude ainda não é uma realidade. O corpo – e a aparência – do ser humano passa por um processo de envelhecimento impossível de ser detido. Mas não impossível de ser retardado e atenuado, pois a ciência vem desenvolvendo cada vez mais novas técnicas.

Condições do organismo do paciente e seu estilo de vida, além dos objetivos que deseja alcançar com o tratamento, são fatores que precisam ser analisados na hora de optar por um procedimento revitalizador, a fim de não prejudicar a saúde e para evitar resultados indesejados.

Esse cuidado foi o que levou a funcionária pública Mauriceia Moro Besbati, 43 anos, a optar pela aplicação de toxina botulínica tipo A para suavizar as rugas de expressão. Ao escolher esse tratamento, ela levou em conta, principalmente, os fatos de ter medo de se submeter a uma cirurgia plástica e de já ter feito o tratamento com o produto anteriormente, aos 35 anos de idade. Mauriceia diz que está se sentindo muito bem com o resultado, que considera suave e natural.

A dermatologista Deborah Ataíde afirma que duas das grandes vantagens da aplicação da toxina botulínica tipo A são o caráter temporário e a possibilidade de ser realizada mais vezes. Desde que com equilíbrio, ou seja, em intervalos de tempo adequados. “A técnica proporciona um resultado bastante natural e harmônico, sem exageros. Suaviza as rugas de expressão e pode-se ter um efeito de lifting principalmente na região das sobrancelhas”, explica.

A nutricionista Graciela Rinaldi, 42 anos, recorreu também ao uso da toxina em aplicações na região da testa e dos olhos, além de preenchimento do sulco nasogeneano (entre o nariz e a boca). Ela prefere esperar para se submeter à cirurgia plástica, mais invasiva, apenas quando não houver outras opções. “Eu tinha rugas bem acentuadas que me incomodavam muito porque me deixavam com a aparência cansada. Após o tratamento, estou me sentindo muito melhor, pois o resultado foi imediato e meus conhecidos percebem que há algo diferente, mas não conseguem dizer o que”, conta, acrescentando que pretende fazer o tratamento novamente, quando for necessário.

 

Rápido e prático

A Dra. Deborah afirma que a aplicação da toxina pode ser realizada, se houver indicação, em pessoas mais jovens, a partir dos 25 anos, com ótimos resultados. Por ser um tratamento relativamente simples, que consiste na aplicação do liquido em pequenas quantidades e com uma agulha bem fina, o paciente não precisa se afastar do trabalho para a recuperação e os efeitos colaterais se restringem a pequenos hematomas que desaparecem em poucos dias. Raramente, pode ocorrer dor de cabeça nas primeiras 24 horas após a aplicação.

Também não há restrição quanto à época do ano ou clima quando será feito o tratamento. Entretanto, vale lembrar que, como sempre, também após a aplicação o protetor solar deve ser utilizado.

Segundo a Dra. Deborah, o procedimento é muito procurado, principalmente por quem quer resultados imediatos, pois a toxina botulínica tipo A começa a agir a partir do terceiro ou quarto dia após a aplicação e continua pelo período de quatro a seis meses.

 

Preenchimento facial

Enquanto a toxina é indicada para atenuar marcas de expressão – chamadas de rugas dinâmicas –, há um tratamento específico para repor a perda de volume facial. Perda que causa sinais mais profundos, como o sulco entre a boca e nariz conhecido como “bigode chinês”.

A dermatologista diz que, para essas rugas mais profundas, a opção é o preenchimento facial, que também pode ser utilizado para suavizar cicatrizes, amenizar olheiras ou aumentar os lábios. O tratamento consiste na aplicação de uma substância que preenche os sulcos e estimula a produção de colágeno e, assim como a toxina botulínica, resulta em uma revitalização de aspecto natural, sem exageros, que pode durar de oito meses a um ano.

Várias podem ser as substâncias utilizadas nessa técnica, desde que aprovadas pela Anvisa. “Entre as mais utilizadas, estão o ácido hialurônico que, por ser um componente natural da pele, será reabsorvido e, portanto, utilizado com mais segurança. O preenchimento também pode ser realizado com a própria gordura do paciente”, explica a especialista.

Segundo ela, diversas descobertas têm sido realizadas na área de preenchimento facial. Recentemente, vêm sendo utilizadas no Brasil outras substâncias que proporcionam um resultado mais duradouro – de até três anos –, como a hidroxiapatita de cálcio.

O Acido hialurônico também tem sido utilizado para o preenchimento corporal: aumentar as mamas e as nádegas ou corrigir irregularidades da lipoaspiração. Como efeito colateral, o paciente pode apresentar um leve inchaço e vermelhidão, por mais ou menos dois dias, e pequenos hematomas que desaparecem entre sete e dez dias.

Apesar de simples e pouco invasivas, as técnicas de preenchimento facial de atenuação de rugas só devem ser realizadas por um profissional habilitado. O que as torna seguras e bem-sucedidas é a habilidade do médico em realizá-las com precisão. Importante alertar que “Medicina Estética” não existe como especialidade e não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

E a especialista lembra ainda que os tratamentos podem ajudar a atenuar os sinais do envelhecimento, mas a melhor opção sempre é a prevenção. O uso de protetor solar diariamente, além de evitar o agravamento dos sinais já existentes, pode prevenir o aparecimento de novas lesões, proteger a pele e prolongar sua juventude.

 

Luz SOBRE A beleza

Novas técnicas surgem a cada dia para ajudar a amenizar os sinais do envelhecimento e muitas delas usam o laser e a luz. Para tratar rugas finas, manchas e até estrias, uma das opções modernas é o laser CO2 fracionado. A nova tecnologia ajuda a rejuvenescer a pele porque estimula a produção de colágeno e de novas células.

Logo após a aplicação, o paciente pode apresentar inchaço, vermelhidão e pequenas crostas na pele, que depois caem. Em uma semana a 10 dias, a pele está completamente recuperada e, após três sessões, é possível observar os resultados.

Outra tecnologia moderna que pode ser usada para tratar manchas e rugas finas é a luz intensa pulsada, que também estimula a produção de colágeno, ajuda a diminuir as manchas e vasos sanguíneos dilatados. O tratamento não se restringe ao rosto e pode ser usado também nas mãos, braços, colo ou qualquer parte do corpo que apresente marcas a serem amenizadas.

+ Saiba mais