Bem Estar

Inovações acadêmicas ampliam horizontes no mercado de trabalho

Medidas inéditas da Faculdades Pequeno Príncipe, garantem aos alunos excelência em ensino superior e formação humanizada, assegurando-lhes melhores chances de sucesso na vida profissional

inovacoes-academicas-ampliam-horizontes-no-mercado-de-trabalho-pequeno principe

Pioneira em Curitiba no curso de Biomedicina, cuja profissão milenar está em alta em áreas que requerem inovação tecnológica no campo da saúde, a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) está inovando mais uma vez com a implantação de medidas inéditas no meio universitário. Para manter-se atualizada na área acadêmica e acompanhar a demanda do mercado, sempre com uma visão humanista, solidária e de cidadania, a faculdade está investindo este ano em mais três frentes de atuação que considera fundamentais para a formação do aluno. “Essas novas iniciativas da FPP têm a preocupação de garantir aos nossos alunos uma formação de qualidade para que eles possam ter uma carreira profissional de sucesso”, explica a diretora acadêmica, Profª Dra. Ivete Palmira Sanson Zagonel.

A partir do segundo semestre de 2012, os cursos de Biomedicina e Farmácia terão sua grade curricular integrada, o que irá conferir a possibilidade de aproveitamento de curso. “Devido à proximidade dos conteúdos, baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), optamos pela integração e por aliar o ensino às exigências do mercado de trabalho, uma vez que as duas profissões requerem, atualmente, experiência multidisciplinar, interdisciplinar e espírito de equipe, propiciando uma sinergia entre essas áreas e uma formação holística, como forma de transferir serviços de qualidade à sociedade”, explica a diretora.

Outra grande inovação da FPP é que todos os ex-alunos dos cursos de graduação terão a oportunidade de voltar à faculdade e cursar disciplinas que lhes interessam e precisam ser atualizadas para seu aprimoramento profissional – desde que haja vagas nas turmas em questão -, sem custo por esse benefício exclusivo. Para a biomédica e professora Adriane de Almeida Bavaroski, formada há dois anos e hoje docente da faculdade, as duas medidas são de grande importância para o aperfeiçoamento profissional e melhores oportunidades de emprego. “O aluno e ex-aluno só têm a ganhar com isso, pois a possibilidade de aproveitamento de curso amplia muito a abrangência de atuação no mercado de trabalho. E ter essa possibilidade de cursar uma disciplina após a graduação, para se manter atualizado na profissão, e sem pagar nada por isso, é fantástico. A Faculdades Pequeno Príncipe faz a diferença não só no ensino e em medidas inéditas como estas, mas também na humanização destes profissionais que atuam na área da saúde”, destaca a biomédica.

 

Novo Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

O Centro de Educação Profissional Pequeno Príncipe também está com novidades. Ele acaba de lançar o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho. A enfermeira e coordenadora do curso, Noeli Hack, fez uma pesquisa junto aos alunos e descobriu que muitos deles apresentavam o desejo de se especializar na área da Saúde do Trabalhador. “O especialista será capaz de refletir sobre o processo saúde/doença e sua influência na constituição do perfil epidemiológico das classes trabalhadoras e, assim, trabalhar com mais assertividade”, afirma. O curso terá duração de 11 meses e será ministrado nas segundas, quartas e sextas-feiras, no período da noite.

Compromisso com a educação de qualidade

 

A Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) é a unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe, formado também pelos Hospitais César Pernetta e Pequeno Príncipe, e pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Credenciada em dezembro de 2003 pelo Ministério da Educação (MEC), a FPP nasceu com o objetivo de estender à comunidade a experiência de cuidado e educação acumulada pelo Hospital desde 1919. Tem como missão “a produção e disseminação do conhecimento, visando contribuir para a construção de uma sociedade saudável, cidadã e solidária, alicerçada no humanismo e na reflexão crítica da realidade social”.

+ Saiba mais