Bem Estar

Estudar inglês faz bem pra saúde

Além disso socializa, desenvolve a mente, a cultura, a comunicação e o aprendizado

estudar-ingles-faz-bem-para-saude+cultura-inglesa

Aprender um segundo idioma hoje em dia já faz parte da rotina de crianças e adolescentes. E entre os preferidos da moçada está o inglês. Poder viajar para outros países, ouvir e entender músicas internacionais e se preparar para o mercado de trabalho; a maioria busca o estudo com esses objetivos. Mas as vantagens para a vida e para o futuro vão além.

Alan Thomas, da Cultura Inglesa, descontrai ao falar do assunto: “estudar inglês faz bem para a saúde. Soa estranho, mas é verdade. E faz bem de muitas maneiras.” De acordo com ele, há alguns benefícios que são menos perceptíveis. “Estudos mostram que o QI, tanto verbal como não verbal, de quem fala duas línguas é mais alto do que quem fala só uma. Para os adultos, o estudo de línguas ajuda a adiar doenças como Alzheimer”, cita.

Além de desenvolver a inteligência e a memória, o estudo em grupo do idioma promove o desenvolvimento social. Que o digam as amigas Heloísa Crusciol Marin, Camila Willy e Maria Beatriz Gimenez. Com idades entre 13 e 14 anos, as adolescentes sempre chegam antes das aulas começarem na Cultura Inglesa para colocar a conversa em dia. “Gosto do inglês também por causa dos amigos”, diz Maria Beatriz. Heloísa confessa que chegar antes para ficar conversando e descontrair.

Para Alan, a parte social é outra vantagem do ensino de línguas. “Na sala de aula,  encontramos pessoas com os mesmos interesses que os nossos, com objetivos de vida parecidos, em um ambiente sem estresse. É um lugar onde podemos nos expressar sem medo. O colega de turma torna-se amigo e, para algumas, até namorado. Muito melhor do que conhecer em um site na internet ou na balada”, brinca.

É claro que a parte profissional fala mais alto em quem busca aprender o idioma. Alan revela que tanto pais como alunos buscam esse diferencial para conquistar um bom emprego. A estudante Bruna Rosseto Basso, de 13 anos, diz que o inglês é fundamental. “Tudo hoje envolve o inglês, até para o lazer e para viajar. Eu tenho uma tia que mora nos Estados Unidos e quando falo com ela e o marido, que é americano,  já naturalmente consigo falar”, comemora.

Ela está na Cultura Inglesa há quatro anos e foi uma vez aos Estados Unidos colocar em prática o que aprendeu. Além disso, fala sempre com os tios ao telefone ou quando eles vêm ao Brasil. “É muito gratificante saber falar essa língua. É uma sensação de que você pode fazer qualquer coisa, ir para qualquer lugar! Até para jogar um videogame é importante. Você entende as instruções.” Camila Willy concorda: “o inglês é importante porque é uma língua universal. Meus amigos são algo a mais que conquistei aqui.”

O empresário Alan afirma que realmente é raro encontrar bons empregos hoje em que o inglês não seja uma língua necessária.  Em viagens pelo mundo, saber o idioma é a garantia de poder ir e vir sem estresse. “Nada melhor do que a independência que o domínio do inglês nos traz. Não precisamos de guia, podemos fazer amizades com pessoas de todos os países que visitamos, pois é uma língua universal, e nos inserimos na cultura do país visitado de forma muito mais profunda.”

Com tudo isso, o empresário lança um desafio: “há ainda alguma dúvida de que estudar inglês faz bem pra saúde?”

+ Saiba mais