Bem Estar

Atividade física & qualidade de vida

Fisioterapeutas reabilitam o corpo e a saúde pelo método pilates, condicionando e promovendo o bem-estar

atividade-fisica-e-qualidade-de-vida+flex-pilates

Músculos firmes, fortes e alongados, postura adequada, articulações mais saudáveis, melhor capacidade respiratória e maior tolerância ao estresse são benefícios do método pilates – um sistema de exercícios que visa melhorar a flexibilidade, consciência corporal e força, resultando em harmonia e equilíbrio corporal. Indicado para reabilitação, condicionamento físico e qualidade de vida, o método é direcionado às necessidades de cada pessoa e pode ser praticado por indivíduos de todas as idades e diferentes níveis de condicionamento.

O pilates tem a função de combinar a respiração com os movimentos do corpo por meio de equipamentos que se utilizam da resistência de molas, o que faz com que o paciente busque simetria e controle, trabalhando de uma forma mais consciente. Como os exercícios desenvolvem os músculos mais profundos do abdome e das costas, uma melhor postura é obtida, impedindo, assim, a evolução de desvios na coluna, melhorando as dores e promovendo relaxamento muscular.

“Somos fisioterapeutas com certificação internacional (Physicalmind Institute-NY) e atendemos individualmente ou em duplas nos equipamentos”, comenta a fisioterapeuta Tatiana Loyola, do Studio Flex Pilates, uma das primeiras clínicas de fisioterapia de Curitiba especializada na promoção do bem-estar por meio do método pilates.

O Studio Flex atua na cidade desde 2003, com o objetivo de tratar os pacientes de acordo com suas necessidades individuais. “Traçamos um objetivo para cada cliente, conforme suas limitações e necessidades, podendo, assim, tratar as mais diversas patologias: ortopédicas, reumáticas, neurológicas, entre outras”, explica a fisioterapeuta, salientando que muitos clientes encontram no método o fim das dores e aprendem a usar o corpo com mais qualidade.

Fim das dores

O empresário Marcos Zanier, de 63 anos, apresentava uma hérnia de disco que lhe causava muitas dores e limitações na vida diária. No ano passado, depois de uma tomografia computadorizada, descobriu uma inflamação do nervo ciático.  Seu caso tinha indicação cirúrgica. “Resolvi, então, praticar o pilates para tentar evitar a cirurgia e, felizmente, as dores acabaram”, comemora. O empresário, que tinha até parado de jogar golfe, seu esporte preferido, devido às dores intensas, hoje leva uma vida normal, além de ter perdido 7 kg com o sistema de exercícios. “Foi um santo remédio”, reconhece.

No caso da advogada Sabrina Ribas Bolfer, de 28 anos, os resultados do método também foram positivos. Portadora de uma escoliose desde a infância, a paciente sentia dores que não conseguia resolver somente com fisioterapia. “Como também sou professora de balé,  precisava de um condicionamento físico que não agravasse a minha escoliose, até porque preciso ter uma musculatura forte para trabalhar”, revela. Conforme a bailarina, o pilates melhorou suas dores e também favoreceu seu desempenho. “Aumentei minha flexibilidade e força muscular, principalmente do abdômen e costas, o que faz com que eu raramente me machuque”, acentua. Os dois pacientes revelam que já indicaram o método para outras pessoas, devido aos resultados surpreendentes.

+ Saiba mais