Podoposturologia

Pés, olhos e até a oclusão dentária interferem na postura corporal

Através da podoposturologia, ou correção postural através de palmilhas, é possível obter o equilíbrio corporal de forma completa e definitiva

Exclusivo Portal

Com a correria do dia-a-dia: trabalho, família, filhos, trânsito, atividade física. manter a postura correta e evitar as temidas dores é uma tarefa difícil tanto para homens e mulheres.

Para manter uma postura correta é necessário que o corpo mantenha uma posição harmoniosa que gere conforto e economia de energia entre os músculos e o centro de gravidade, permanecendo no eixo corporal.
De acordo com o fisioterapeuta Dr. Victor Marcassa Neto, para manter esse equilíbrio os pés, os olhos e até a mastigação (oclusão dentária) são responsáveis, acredite!  “Quando se fala em postura, os três principais responsáveis pelo ajustamento postural são os receptores sensoriais (pés, visão e aparelho da mastigação). As informações provenientes destes locais são mandadas para o cérebro e cerebelo, onde o organismo irá tratar, calcular e regular estas informações, ajustando o corpo ao equilíbrio (seja este correto ou incorreto)”, explica o especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva, com formação em podoposturologia.

Podoposturologia: correção da postura através de palmilhas

Atualmente, existem as mais variadas formas de se trabalhar a postura corporal, como o método Pilates e a Reeducação Postural Global (RPG), porém são técnicas que exigem uma maior disponibilidade de tempo e deslocamento para o tratamento. Outra forma importante de tratamento, tão eficaz, porém, mais prática e cômoda ao paciente, utiliza palmilhas proprioceptivas (posturais), que proporcionam uma reprogramação do sistema tônico-postural de forma suave e que , na grande maioria dos casos, é permanente. “Esta forma de correção é feita através de um tratamento chamado de podoposturologia (correção postural através de palmilhas)”, esclarece Dr. Victor.

Após um período de 10 meses a um ano, este ajuste acaba se fixando de forma permanente e passa a ser o posicionamento correto “entendido” pelo nosso organismo. “O corpo todo se adapta e os principais receptores (pés, visão e aparelho da mastigação) também se adaptam entre si, fixando-se. Por isso, para se corrigir uma postura é preciso manipular e atuar na correção destes receptores. Do contrário, nunca se conseguirá a correção postural de forma completa e estável , mas somente de forma isolada ou temporária”, completa o fisioterapeuta. Portanto, o sistema tônico-postural quando alterado é incapaz de se corrigir sozinho.

Resposta do corpo ao efeito das palmilhas

Nestas palmilhas são incluídos elementos de EVA (etilvenilacetato) de diferentes formatos e densidades, em locais específicos pré-definidos pela avaliação postural, estimulando determinados receptores podais que enviam informações ao sistema nervoso central sobre as posições de localização do corpo no espaço e, como resposta, o corpo produz um reequilíbrio através das reações reflexas tônicas – musculares, corrigindo as assimetrias posturais e também melhorando a visão e a oclusão dentária.

As correções vão depender da localização e da densidade dos elementos e aparecem de forma imediata. Podoposturologia é uma técnica de origem francesa fundamentada em estudos e comprovações científicas que se utiliza dos neurorreceptores da planta dos pés (receptores de pressão) para se atingir uma correção da postura corporal. “A técnica busca integrar os conhecimentos entre a estreita relação da influência dos pés, olhos e oclusão dentária com a postura”, finaliza o fisioterapeuta e podoposturologista Dr.Victor Marcassa Neto.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados