Odontologia

Odontologia Estética

A cirurgiã dentista Dra. Adriane Paglia, mestre e especialista em Dentística Restauradora nos conta que com os avanços tecnológicos da odontologia não há limites para transformar sorrisos e sanar problemas dentários funcionais e estéticos

odontologia-estetica+tema-da-semana+03-agosto-2012_

Que um sorriso bonito eleva a autoestima de qualquer pessoa, e hoje nosso cartão de visitas e necessidade no âmbito profissional e social todos sabem. Mas, por que então, por muitas vezes ainda nos delongamos tanto para procurar um tratamento odontológico seja ele funcional, para manter e recuperar a saúde dentária, ou estética?

Os motivos são o mais diversos, e entre os mais comuns estão questões culturais, financeiras e ainda o medo. Especialmente sobre esses últimos dois fatores recaem muitos mitos. Primeiro o de que tratamentos odontológicos estéticos são muito caros, e segundo que tanto os procedimentos que visam a saúde funcional dos dentes, como aqueles destinados a deixa-los mais bonitos são doloridos.

A cirurgiã dentista Dra. Adriane Paglia, mestre e especialista em Dentística Restauradora, ressalta que com os avanços tecnológicos esses tratamentos tornaram-se mais acessíveis e reduziram o desconforto para o paciente. Na maioria dos casos nem há dor, e em outros ela é apenas incômoda. “A dor é forte quando você está com um problema dentário, como cárie, problema de canal, entre outros, e não vai ao dentista para tratá-lo. O tratamento vai aliviar a dor do paciente e não aumentar, além de devolver a sua saúde dentária” diz ela, lembrando que um sorriso bonito começa com dentes saudáveis.

Dra. Adriane Paglia também ressalta que deixar o profissional avaliar a boca do paciente não dói e que a pessoa não deve ter vergonha de mostrar os dentes ao profissional só porque eles não estão com bom aspecto. “O dentista está ali justamente para ajudá-lo. Esse é o seu papel”, afirma. Segundo ela, as inovações tecnológicas também permitiram ao profissional aprimorar técnicas, diagnosticar e solucionar problemas de forma mais rápida e precisa, reduzindo significativamente o tempo de tratamento, além de reduzir o desgaste da estrutura dental quando necessária.

No que se refere às questões estéticas, ela diz que hoje não há limites nesta área da Odontologia para transformar sorrisos. Entre os procedimentos mais procurados para um sorriso mais bonito e natural estão:

Clareamento Dental

Procedimento que devolve brilho natural ao dente, e que consiste em duas técnicas: Caseira ou com Laser.

Facetas de Resina Composta
Capinhas realizadas principalmente nos dentes anteriores. Com resina composta diretamente no dente, o tratamento é indicado em casos com muitas restaurações, dentes desgastados, fraturas, alteração de cor e outros. A grande vantagem é que em um único dia o paciente pode sair com o sorriso modificado. O procedimento restaura a harmonia do sorriso.

Facetas de Cerâmica (Porcelana)

Capinhas realizadas principalmente nos dentes que envolvem o sorriso. São confeccionadas sobre um modelo feito com base nesses dentes, para depois serem cimentas. O tratamento restaura a harmonia do sorriso e é indicado para quem já perdeu grande estrutura de dente, dentes desgastados, com espaços entre eles, escurecidos e inclinados. É utilizada para restaurar a harmonia do sorriso. A grande vantagem da porcelana é que ela não se desgasta com o tempo, não sofre alteração de cor, e não perde o polimento e lisura superficial.

Lentes de Contato em Cerâmica (Porcelana)

São facetas extremamente finas, cimentadas na estrutura do dente. São indicadas em casos onde o paciente não tem alteração de cor nos dentes e o conjunto do sorriso não está harmonioso. O objetivo é restaurar o sorriso sem desgastar dentes, com a vantagem de usar um material que não desgasta, não altera a cor, e não para placa.

Fechamento de Diastema

Fechamento dos espaços existentes entre os dentes,  principalmente nos dentes anteriores. O procedimento é realizado sem desgaste da estrutura dentária, geralmente com resina composta e em uma única sessão.

Coroa de Porcelana e Prótese sobre Implante
Indicado para casos onde o dente perdeu grande parte da estrutura coronária ou mesmo perdeu a raiz e foi necessário instalar um implante. Sobre o implante ou sobre o remanescente dentário é feita uma coroa. Pode ser realizado em um único ou em vários dentes. 

Recontorno da estética cor de rosa (gengiva)

É um recontorno na parte gengival, deixando o conjunto harmonioso com os dentes adjacentes. Utilizado para aumentar o tamanho dos dentes e com isso mostrar menos a gengiva. Também pode ser feito enxerto gengival para acrescentar onde está faltando e com isso aparecer menos a raiz dos dentes.

Reabilitação oral

São casos mais complexos de reconstrução da função e do sorriso. Pode ser necessário vários procedimentos em conjunto para chegar a um resultado mais agradável aos olhos. Iniciando muitas vezes com enxerto ósseo, implantes, clareamento, e coroas/facetas cerâmicas para a parte estética final.

 

Tire suas dúvidas

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você  fazer suas aqui no blog que nós e a dra. Adriane Paglia respondemos a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)
Serviço: Dra. Adriane Paglia www.adrianepaglia.com