Suplemento Alimentares, seus aliados
Se você busca bem-estar ou complemento de dieta, saiba que este pode ser o melhor caminho
Com a vida cada vez mais corrida e a rotina dos brasileiros em ritmo acelerado, consumir todos os nutrientes que o corpo precisa para manter-se em pleno funcionamento tem se tornado praticamente impossível. Com isso, as pessoas estão mais propensas às doenças, má qualidade de vida e envelhecimento precoce. Por isso, o uso de suplementos alimentares está em crescimento no país.
“Atualmente existe uma grande variedade de suplementos alimentares nas prateleiras de lojas especializadas, farmácias e, até mesmo, supermercados e academias”, explica a nutricionista e profissional de educação física Íris Daminski Xavier.
A intenção de usar suplementos é equilibrar a dieta, suprindo, assim, a carência nutricional do organismo e ajudando no perfeito funcionamento do organismo. O que antes era um recurso utilizado apenas por atletas de alto nível, hoje já é aderido por atletas amadores e pessoas que buscam melhor qualidade de vida.
Atuando no mercado há mais de 18 anos no mercado brasileiro, importando e distribuindo produtos de alta qualidade em todo o território nacional, a empresária Kenia Abreu Dorl, da Vitafarma, diz que o Brasil hoje segue uma tendência mundial. “O brasileiro começou a utilizar suplementos com a influência de fora, principalmente por meio da mídia, buscando bem-estar, emagrecimento ou apenas complementação da dieta”, explica ela.
Necessidade nutricional é uma realidade de todo ser humano, variando para cada pessoa. Uma dieta balanceada deve ser rica em carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, exigindo o consumo de variados alimentos, como frutas, verduras e legumes; não ingerir frituras e gorduras; optar por carnes magras; consumir fibras; evitar doces e fracionar as refeições diárias. Tarefa fácil? Certamente não para quem vive a correria do século XXI. “Assim, os suplementos vêm para complementar aquilo que o organismo não consegue por meio da dieta alimentar ou suprir uma defasagem. As pessoas estão mais preocupada com a saúde e, após exames laboratoriais, como de pressão, triglicerídeos, colesterol e tantos outros, buscam produtos que não causem dependência ou danos e que sejam naturais para ter melhor qualidade de vida”, explica Kenia
Íris diz que “os suplementos alimentares nada mais são do que nutrientes em forma de pó, cápsulas ou até mesmo líquido, ou seja, ali estão carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, sem que cada um tem uma ação específica em nosso organismo”. Como exemplo, ela cita os hipercalóricos, que são ricos em carboidratos, fornecem energia e são indicados para os que desejam aumentar de peso.
Vale ressaltar que não é indicado o uso voluntário e indevido de suplementos, mas, devem ser usados com base em testes laboratoriais e com orientação médica e nutricional.
+ Saiba mais