Que tal um cafezinho?
Aromas, texturas e nuances são um convite para saborear uma boa xícara de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo
Com ele boa parte dos brasileiros começa o dia. Reuniões, encontros, momentos de pausa e descontração também acontecem na companhia dele. Estamos falando do cafezinho, que tem no Brasil o segundo maior consumidor mundial. Cada vez mais o brasileiro busca qualidade na xícara de café e descobre o prazer dos grãos gourmet para saborear um expresso de aroma e textura especial.
Em Londrina, o grão tem ainda outras particularidades. A cidade já foi considerada a Capital do Café, nosso ouro verde. Atualmente, os tempos áureos do campo foram transferidos para os cafés, confeitarias e espaços gourmet. O Mister Cuca, por exemplo, é um local que prima pela qualidade do tradicional expresso. O empresário Gustavo Calderaro observa que cada vez mais os clientes buscam sabor diferenciado. “O expresso vem ganhando adeptos depois da chegada dos cafés gourmets”, aponta. Ele lembra que sempre existiu o hábito de incluir a bebida no café da manhã, no final das refeições e para receber visitas. “Mas há pouco menos de uma década, o brasileiro descobriu o prazer de saborear um café de boa qualidade em qualquer horário”, completa.
Um convite ao sabor
Existem várias razões para cultivarmos o hábito de beber o café. O sabor é um deles, sentimos o prazer de saborear uma boa xícara, seus aromas e textura. Numa simples xícara você pode identificar nuances de canela, chocolate, caramelo, entre outros.
Os benefícios da bebida vão além da descontração. Estudos comprovam que consumir algumas xícaras de café por dia pode fazer bem à saúde. Além da cafeína, ele é rico em sais minerais como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio. Contém também vitamina B, grande quantidade de ácidos clorogênicos e antioxidantes naturais.
Ao contrário do que muitos pensam, o café não engorda. De forma pura, a bebida não possui calorias e o café expresso gourmet pode ser ingerido inclusive sem adição de açúcar. “Outro benefício indireto que o café proporciona são as interações e convivência em grupos. O hábito de convidar alguém para tomar um café no meio da tarde tem efeitos benéficos na redução do estresse, é um momento de pausa, de relaxamento e de prazer. Isso facilita as interações e cria uma convivência positiva”, indica o empresário.
Ele lembra que desde 2000 o Mister Cuca investe na qualidade do café, padronizando o cardápio com grãos gourmet , treinando baristas e buscando máquinas adequadas para a extração de um bom expresso. “Acredito que o Mister Cuca teve um papel importante no fortalecimento da cultura do café expresso em Londrina. Quando o introduzimos no cardápio, a maioria dos estabelecimentos ainda servia apenas o café coado”, recorda.
Então, que tal fazer aquela pausa gostosa para um cafezinho? Um momento de prazer que pode ser vivenciado diariamente. “O café, onde quer que seja apreciado, aproxima as pessoas, quebra barreiras culturais e facilita a conversa. Os europeus o associam a um confort drink, ou seja, o café traria uma sensação de aconchego, de prazer, como quem aprecia um bom vinho”, afirma Calderaro.
+ Saiba mais