Medicina

Mitos e verdades sobre o astigmatismo

Saiba mais sobre o que influencia, como pode ser tratado e como é a segurança da cirurgia refrativa em casos desse problema de visão

Exclusivo Portal mitos-e-verdades+astigmatismo+artur-schmitt_

Há mais de 30 anos, quando surgiram as cirurgias refrativas para corrigir a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, apresentando ainda resultados imprevisíveis, era muito comum as pessoas terem pavor de se submeter a uma incisão nos olhos para diminuir ou até zerar o grau dos seus óculos. Mas, o tempo foi passando e os avanços da oftalmologia trouxeram as cirurgias a laser, realizadas com o auxílio do computador, tornando-se mais precisas e com resultados surpreendentes.

Só para se ter uma ideia, a evolução foi tão grande nesta área que, hoje, estas cirurgias a laser são feitas com anestesia tópica, ou seja, por meio de colírios, e sem a necessidade de internação. No caso do astigmatismo, geralmente associado à miopia ou hipermetropia, e que se caracteriza pela imagem formada de acordo com as diferenças na curvatura da córnea, onde um eixo é mais curvo que o outro, proporcionando assim mais de um ponto de foco e tornando a visão distorcida e mais sensível à luz, alguns mitos ainda existem e precisam cair por terra. É o que o oftalmologista Dr.Artur Schmitt, especialista em cirurgia refrativa pela Universidade de Miami- EUA, e atualmente medico do Hospital Barigui de Oftalmologia esclarece a seguir:

·

A maioria das crianças quando nasce apresenta astigmatismo.

VERDADE. De um modo geral, as crianças nascem com um astigmatismo clinicamente importante, mas a tendência é a redução e até eliminação do problema entre 1 a 6 anos de idade.

Usar óculos continuamente faz o grau aumentar ou diminuir.

MITO. Isso não interfere na evolução de erros de refração, como miopia e astigmatismo.

O astigmatismo pode provocar dor de cabeça nos momentos em que se fazem esforços visuais. O uso de óculos ou lentes de contato evita que a dor de cabeça se manifeste.

VERDADE. Porém, isto não é a causa de dores de cabeça que se apresentam de forma intensa e frequente. A pessoa com astigmatismo que usa óculos ou lentes de contato não se queixa deste sintoma quando somente relacionado à visão.

O astigmatismo só é corrigido com óculos ou lentes de contato.

MITO. Atualmente, a doença pode ser corrigida com a cirurgia refrativa  a laser ou até mesmo com o implante de lentes intraoculares.

 

Às vezes, as alterações na curvatura do olho, características do astigmatismo, são provocadas por acidentes ou doenças.

VERDADE. Em um acidente, por exemplo, a pessoa pode perfurar o olho e desta perfuração derivar uma cicatriz irregular, de difícil correção com óculos, a ponto de haver até necessidade de um transplante de córnea.

A cirurgia refrativa para corrigir o astigmatismo não tem nenhuma contraindicação.

MITO. A cirurgia refrativa não é indicada para portadores de astigmatismo que apresentam outras doenças oculares importantes como por exemplo o  ceratocone, glaucoma, etc. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado por um especialista.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados