Medicina

Importância de se cuidar da visão nas diversas fases da vida

Saiba quando você deve procurar um especialista para cuidar da saúde de seus olhos

Exclusivo Portal visao+fases-da-vida+dr-artur-schmit_

Considerada a verdadeira “janela da alma”, a visão é o sentido mais importante para o ser humano. No entanto, de acordo com o oftalmologista Dr. Artur Schmitt, do Hospital Barigui de Oftalmologia , é comum os olhos ganharam a devida atenção apenas quando exigem esforços para leitura ou outros problemas mais sérios.

Com a rotina apurada, a consulta médica acaba ficando para depois e o desencadeamento de alguns problemas de visão podem tornar-se ainda mais comuns  e ainda agravarem-se em algumas fases da vida.

Segundo o profissional, são quatro os principais  erros de refração ,que afetam os olhos: Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia e algumas fases da vida são mais propensas para o aparecimento de algumas delas. “A presbiopia é conhecida como ‘vista cansada’ e é comum aparecer entre os 40 anos de idade. As outras três são comuns entre adultos e crianças em fase de aprendizado escolar, em que é comum aparecerem os primeiros sinais, alerta o profissional.

O astigmatismo esta relacionado com um  aumento da curvatura da córnea e ou do cristalino . Ele dificulta a focalização de objetos e atrapalha na leitura, acabando até por prejudicar o rendimento escolar.

Já a miopia e a hipermetropia podem surgir em qualquer fase da vida, pois se trata de um problema da chegada da luz na retina, ocasionadas por diversos fatores como o alongamento (miopia) ou encurtamento (hipermetropia) do globo ocular. Ao longo da vida o problema pode agravar-se ou ate mesmo regredir.

Na faixa dos 40 anos geralmente aparecem os primeiros sintomas de presbiopia, ou vista cansada. Mesmo que durante toda a vida não tenham tido nenhum problema de visão, nesta fase da vida, muitas pessoas passam a apresentar problemas em focar objetos de perto, por causa de um enrijecimento do cristalino  ou perda de forca do musculo ciliar – músculo responsável por essa função. Pessoas com hipermetropia ou que possuam diabetes acabam tendo esse problema ainda mais cedo, por volta dos 35 anos de idade.

Por esses motivos , é bom que se faça um checkup da visão para ver se tudo está ok. “O ideal é que as pessoas fizessem ao menos uma vez ao ano a visita ao médico oftalmologista, passando a ser consulta de rotina ao paciente”, esclarece Dr. Artur.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados