Beleza e Estética

Visagismo

O que é Visagismo?

O termo Visagismo inicialmente criado por Fernand Aubry, em 1937, é derivado da palavra francesa “visage” que significa rosto, em frances. É a arte de construir uma imagem que reflete a personalidade, revelando qualidades interiores através da linguagem visual, a partir do corte e coloração de cabelo, penteado, design de sobrancelhas, design de barba para o público masculino e maquiagem para o feminino.

Baseado nesse conceito, o método de visagismo criado por Philip Hallawell parte do princípio que o rosto é o principal elemento que define a identidade de uma pessoa e que qualquer mudança que se faça, altera-se o seu senso de identidade, modificando também o comportamento.

Segundo Patricia Nerbass, consultora de imagem visagista, personal stylist e produtora de moda: “Um dos objetivos do método de Visagismo é alcançar a harmonia entre a imagem interna e externa, essencial para a auto-estima, realização pessoal e bem-estar geral.’’

 

A Consultoria Visagista

A partir do estudo dos traços do rosto, através da análise e consultoria visagista, é possível identificar a imagem que é transmitida e posteriormente a imagem que se pretende transmitir. Neste estudo considera-se o formato do rosto, o perfil, e características como o formato da testa, olhos, sobrancelhas, nariz, boca, dentes, queixo, pescoço, ombros, cor da pele, assim como a forma de se sentar, andar, gestos e postura. Cada característica física traz consigo um significado através das linhas e formas predominantes e após esta análise, identifica-se o temperamento dominante.

Temperamentos

No Visagismo quatro temperamentos básicos são considerados através da imagem e comportamento: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático, e suas características positivas e negativas.

Entre as principais características de cada temperamento, o sanguíneo reflete dinamismo e extroversão; o colérico, determinação e força; o melancólico perfeccionismo e sensibilidade; enquanto o fleumático, diplomacia e calma.

Estes temperamentos são analisados em profundidade e podem ser reforçados ou minimizados, de acordo com as necessidades e intenções pessoais ou profissionais, com foco em mudanças de comportamento.


Visagismo Cabelo

Os cabelos são um dos principais pontos de destaque na imagem de uma pessoa, porém não é qualquer corte de cabelo que é indicado para qualquer pessoa. Através do visagismo é possível analisar características físicas (formato do rosto, feições, cor da pele…), de personalidade, profissão e até preferências pessoais e utiliza-las de forma que reflitam a personalidade de cada um através do corte de cabelo, coloração, penteados entre outros.

Visagismo Maquiagem e Sobrancelhas

A maquiagem é também um elemento de destaque na imagem das mulheres já que através dela é possível não só definir melhor os traços do rosto, como também destacar pontos fortes e esconder pontos fracos. A partir das linhas, cores e formas de aplicação da maquiagem é possível também acentuar ou minimizar a expressão de determinados temperamentos através da imagem.

Da mesma forma, as sobrancelhas são fundamentais na composição facial. Através de alterações no tamanho, espessura, ângulo, cor e pelagem é possível harmonizar o rosto e modificar o olhar e a expressão.


Vida Pessoal e Trabalho

Um dos pontos relevantes para a mudança da imagem baseada na análise visagista se dá em relação à profissão e ao comportamento exigido para o cargo em que se atua. Há casos de pessoas que atuam em cargos de comando, mas sentem dificuldade em se impor, ou por outro lado, pessoas que precisam criar um ambiente acolhedor, mas que percebem que intimidam os demais, o que acaba dificultando a realização de suas atividades.

“Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, um importante questionamento que faço é se existe algo que cada um precisa sempre repetir sobre si mesmo para que as outras pessoas entendam a sua posição. Nesses casos, talvez a mensagem não esteja sendo percebida através de suas atitudes, então, através do visagismo, determinados comportamentos podem ser acentuados ou minimizados para transmitir de forma mais clara o que se deseja expressar,” afirma Patricia Nerbass.

Consultoria de Imagem e Personal Stylist

A Análise Visagista é uma das principais etapas do trabalho de um consultor de imagem e personal stylist, que complementa a definição da identidade visual personalizada para cada cliente, de forma a orientar quais os estilos de roupas e acessórios ideais para cada pessoa, considerando as linhas e o design das peças.

 

Tire suas dúvidas

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você fazer suas perguntas aqui no blog que nós e a consultora  Patricia Nerbass respondemos a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)